Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Ex-construtor de barcos inicia trajetória no universo dos hots unindo uma Ford Wagon 1953 a maquinário sobressalente de Corvette

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

1953 Ford “Ranch” Wagon

Troy Martin é um norte-americano que sempre entendeu muito de forte motorização e de personalizações, mas esse conhecimento jamais teve a ver com qualquer tipo de automóvel, seja ele um hot rod ou não. Construtor de barcos de longa data, Troy já vinha amadurecendo a ideia de dar uma “escapadinha” de seu ramo de atuação para desenvolver um projeto diferente.

Tudo começou quando adquiriu, em impecável estado, um Ford Wagon 1953. Ao bater o olho em sua mais nova aquisição, Troy imediatamente lembrou-se do Corvette destruído que ocupava espaço em sua garagem, e então surgiu a ideia de reunir o melhor de dois mundos.

Extremamente animado com o “frankstein” que idealizava em sua cabeça, Troy reconheceu que seus conhecimentos náuticos não seriam suficientes para que pudesse tocar o projeto de cabo-a-rabo sozinho e, portanto, solicitou uma mãozinha para os especialistas da Full Sclae Hot Rods & Custom.

1953 Ford “Ranch” Wagon
1953 Ford “Ranch” Wagon

Empecilhos

A recessão econômica que assolou os Estados Unidos em 2008 foi extremamente prejudicial para os negócios de Troy. Praticamente sem clientes e, portanto, com um faturamento extremamente baixo comparado ao que estava acostumado, Troy que abdicou da customização do Ford.

Entretanto, Troy conseguiu encarar de maneira extremante positiva a situação, e passou a enxergar no projeto não um luxo do qual poderia abrir mão temporariamente, mas sim um estímulo e um passa-tempo, para que a situação financeira crítica não fosse capaz de abatê-lo.

VEJA TAMBÉM: Ford Tudor 1929: Calhambeque que nada.

Mix

A mais complexa de todas as áreas envolvidas nesta customização foi certamente a parte externa. A começar pela utilização do chassi ZO6 como base para o projeto. Para acompanhar o chassi, a carroceria foi alargada em 4”.

O teto foi seccionado com diversos cortes até chegar à versão atual e o quebra-vento foi removido.

A caixa de rodas foi alargada para receber os modelos extraídos da Corvette de 18 polegadas na frente e 19 atrás. Pneus Nitto Invo de medidas 255x40x18 e 285x30x19 completam as modificações externas.

1953 Ford “Ranch” Wagon
1953 Ford “Ranch” Wagon

Funcional

Troy queria um carro que ele pudesse usar no dia-a-dia, como meio de transporte, mas que também servisse como um carro-show para as empresas que o auxiliaram no projeto, logo, o projeto teria que ser chamativo e elegante, mas, ao mesmo tempo, funcional.

E sobre a mecânica, antes de qualquer coisa, é importantíssimo utilizar uma frase do próprio Troy. “Os fãs de Ford vão odiar!”.

Esta afirmação se refere ao fato de que ele utiliza poucos elementos originais e optou por um proprulsor LS6, do Corvette, que também conta com supercharger Magnuson, abafadores Magnaflow e radiador de alumínio Griffin. Os discos de freio são Wilwood.

Utilizado no dia-a-dia, e também exibições, o veículo, depois de customizado, já completou mais de 16.000 quilometros rodados, o que prova sua consistência e confiabilidade.

1953 Ford “Ranch” Wagon
1953 Ford “Ranch” Wagon

Retrô

Para o interior, criado pela loja especializada Gold Coast Upholstery, a ideia era elaborar uma acomodação que tivesse a cara dos anos 50.

O painel central foi feito sob medida exclusivamente para o projeto e os assentos extraídos de outros modelos: o dianteiro de um Chrysler Concord LHS 1994 e os traseiros do Dodge Durango 2002. Ambos foram forrados em couro, na tonalidade Morocco Brown Italian.

Para finalizar, foi adotado um sistema de áudio básico, monomarca, assinado pela Pioneer.

Sucesso em Las Vegas, o projeto destacou-se em dois importantes eventos: o maior deles, o SEMA Show, mas também no Optima Ultimate Street Car, o que prova que ele pode agradar tanto aos puristas quanto aos mais ousados.

1953 Ford “Ranch” Wagon
1953 Ford “Ranch” Wagon

Quem fez:

Full Scale Hot Rods & Customs (www.fullscalehotrods.com)

Gold Coast Upholstery

Ficha técnica 1953 Ford “Ranch” Wagon

Parte externa

Rodas de Corvette 18” e 19”

Pneus Nitto Invo 255x40x18 e 285x30x19

Mecânica

Chassi ZO6 Corvette

Carroceria alargada em 4”

Motor LS6 Corvette

Abafadores Magnaflow

Radiador de alumínio Griffin

Discos de freio Wilwood

Parte interna

Assentos revestidos em couro

Painel personalizado

Sistema de áudio Pioneer

*Matéria publicada na edição #139 da revista Hot Rods.

VEJA TAMBÉM: Rat Rod Lowrider: Ford Tudor 1949.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA