Conheça um pouco mais dessa famosa montadora norte-americana que, após o fim da guerra, foi a primeira a lançar um novo carro!
Texto: Aurélio Backo
Fotos: Divulgação
Studebaker 1947
Com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a indústria automobilística norte-americana pôde, enfim, retomar a produção para o público civil. Uma a uma, as montadoras voltaram à normalidade produzindo modelos quase idênticos aos de 1942. Em maio de 1946 uma marca independente saltou na frente das grandes montadoras e lançou um carro completamente novo. Era a Studebaker, com seu moderníssimo modelo 1947!
A Studebaker foi fundada em 1852 e produzia veículos para tração animal. Nesse segmento se tornou uma grande indústria. Em 1902, deixou para trás os veículos de tração animal e iniciou a fabricação de automóveis elétricos. Dois anos depois passou a fabricar modelos movidos a gasolina. Em 1922 já eram fabricados mais de 100.000 Studebaker por ano!
Em dezembro de 1945, ao retomar a produção de automóveis após o fim da Segunda Guerra, a Studebaker fez como as demais montadoras: produziu uma reedição do seu modelo 1942. Mas, em poucos meses, lançou seu novo e inédito Studebaker 1947. Como pôde uma montadora pequena pular na frente das três grandes montadoras americanas, General Motors, Ford e Chrysler?
Uma das razões foi que a Studebaker não contava com um departamento próprio de estilo. No meio do ano de 1944, a montadora já tinha contratado os estudos iniciais de um novo carro. As grandes montadoras, por sua vez, tinham estúdios próprios, mas precisaram concentrar seus esforços para a produção de guerra por mais tempo.
Quando todas as montadoras puderam retomar a produção de carros para o público, a “Stude” pôde mais rapidamente restabelecer suas linhas de montagem. Durante a guerra, a fábrica produzia motores para aviões que não usavam o espaço da montagem de carros. Já os veículos militares que produzia não utilizavam os equipamentos de produção de carros de passageiros. Com o fim da guerra, também abriram mão de contratos com o exército americano para a produção de caminhões.
O novo carro
No desenho do novo “Stude”, a maior inovação foi o alargamento do habitáculo dos passageiros. Concomitantemente, os para-lamas foram incorporados à carroceria e o capô do motor ficou quase plano. Essas alterações permitiram aumentar 25 cm no espaço lateral dentro do carro. Um novo desenho de chassi permitiu deixar o carro mais baixo, melhorando a estabilidade. Também permitiu deixar o banco traseiro mais à frente, aumentando ainda mais o conforto dos passageiros (quando você pega um ônibus já deve ter percebido a diferença entre ficar no meio do carro ou sobre o eixo traseiro).
Com os passageiros deslocados mais à frente, o departamento de estilo pôde instalar na traseira um porta-malas bem longo. Até então os carros tinham porta-malas curtos e, consequentemente, pequenos.
O impacto do lançamento do Studebaker 1947 foi enorme e seu estilo inovador foi muito bem recebido pelo público. Inicialmente foram lançados três modelos de carrocerias numa série denominada “Champion”: uma coupe, para três passageiros, e sedans de duas e quatro portas. Depois foi lançada a série Commander, com uma distância entre-eixos 18 cm maior, e uma grade dianteira distinta. A carroceria das duas séries era a mesma e o aumento no comprimento do carro era nos para-lamas dianteiros. Na série Commander havia ainda um modelo de quatro portas com interior mais luxuoso e carroceria 10 cm maior, a Land Cruiser. Essas séries podiam ser fornecidas em duas versões de acabamento: DeLuxe ou Regal Deluxe. Essa última mais luxuosa adicionava aos modelos frisos cromados ao redor do para-brisa dianteiro e frisos nas caixas de ar abaixo das portas. A Land Cruiser era equipada como uma Regal DeLuxe, mas tinha ainda um para-brisa inteiriço e frisos sobre as lanternas traseiras. Mecanicamente os Champion eram equipados com motor de seis cilindros em linha de 2,8 litros e 80 HP. Os Commander, por sua vez, possuíam um motor maior, de 3,7 litros e 94 HP, também com seis cilindros em linha.
Modelos de Studebaker 1947 | Produção | |
Champion (distância entre-eixos de 2,84 m) | Sedan quatro portas | 53.958 |
Sedan duas portas | 23.557 | |
Coupe para cinco passageiros | 16.731 | |
Coupe para três passageiros | 8.600 | |
Conversível | 2.251 | |
Commander (distância entre- eixos de 3,02 m) | Sedan quatro portas | 17.074 |
Sedan duas portas | 2.707 | |
Coupe para cinco passageiros | 13.299 | |
Coupe para três passageiros | 1.347 | |
Conversível | 1.503 | |
Commander Land Cruiser (distância entre- eixos de 3,12 m) | Sedan quatro portas | 20.519 |
Na época os Studebaker eram motivo de brincadeira pelo seu formato em três volumes. Em especial por causa do coupe, que tinha porta-malas bem longo e maior que o capô dianteiro. Os carros até então tinham um porta-malas pequeno. As pessoas brincavam ao ver um Studebaker perguntando: “Para que lado ele está indo?” Já o modelo coupe para cinco passageiros tinha um enorme vidro traseiro envolvente e era associado a uma nave espacial.
Brincadeiras à parte, o estilo inovador da Studebaker acabou sendo adotado por todas as montadoras norte-americanas. As grandes Chevrolet e Ford apenas nos seus modelos de 1949! A Studebaker podia ser pequena, mas foi ágil e esperta para sair na frente dos grandes concorrentes.
Um total de 161.546 unidades foram produzidas do Stude 1947!
VEJA TAMBÉM: Studebaker 1949: Orange is the new Studebaker!