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Customizador recria em fibra picape 1931. Modelo mescla mecânica moderna com acessórios originais do clássico da Ford

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Picape Ford 1931

Exclusividade é palavra de ordem quanto o assunto é hot rods. Nove em cada 10 rodders priorizam um projeto repleto de características únicas, para que suas criações se diferenciem o máximo possível das demais.

Antônio Manoel Dias dos Santos, o Lobão, customizador e aficionado por hots, não foge à regra. “Hoje em dia, quando falamos de carros antigos, todos pensam logo em two-doors, coupés ou T-Buckets. Picape é mais raro de se ver e foi por isso que decidi criar uma para mim”, conta ele, sobre o início do projeto.

Proprietário da Auto Mecânica Lobão, oficina localizada na Vila Santa Catarina, zona sul da cidade de São Paulo, o profissional optou não apenas por uma picape, mas por uma relíquia. Partindo do zero, ele recriou em fibra a carroceria de uma picape Ford 1931. “O projeto inteiro levou cerca de três anos para se concretizar”, relembra orgulhoso.

A carroceria em fibra, e a caçamba, em lata, nas mesmas medidas da original, foram pintadas na cor verde jaguar. Os acessórios da parte externa são todos originais, importados. São eles: grade dianteira, faróis e lanternas traseiras, maçanetas e janela basculante. O street rod recebeu ainda pneus com faixa branca e calotas estilo original, além de rodas de 16”.

A caçamba, com assoalho de madeira envernizada, abriga o tanque de combustível, feito de alumínio.

Picape Ford 1931
Picape Ford 1931

Muita saúde

Quem embala o projeto é a mecânica de uma picape Chevrolet S10, encabeçada por um motor Vortec, seis cilindros, de 3.4L e 170HP, câmbio manual de cinco marchas e diferencial. Essa mecânica, originalmente, funciona com injeção eletrônica, mas Lobão optou por utilizar um sistema de alimentação por carburação, com uma quadrijet Edelbrock. O coletor é da mesma marca e o distribuidor é da HEI.

Escapamento cromado 3 em 1 com três saídas de cada lado, filtro de ar original e caixa de direção hidráulica complementam as especificações técnicas.

A suspensão preparada tem molas helicoidais, com four link e coil over na dianteira e a traseira é composta por feixe de molas.

Picape Ford 1931
Picape Ford 1931

Minimalista

O reduzido espaço na cabine da picape não foi empecilho para Lobão criar um local confortável e aconchegante. O banco é inteiriço e revestido de couro, bem como as laterais de porta. No teto, o revestimento é de camurça.

O painel abriga dois instrumentos importados. Enquanto um deles é o velocímetro, o outro monitora combustível, pressão de óleo e temperatura.

Pedais e manopla de câmbio são feitas pelo próprio Lobão, enquanto o volante também foi importado.

Outro destaque é a maçaneta dos vidros, que, apesar de possuir aparência de um dispositivo manual, na verdade é elétrica e levanta e abaixa os vidros com o simples acionamento para baixo ou para cima.

O projeto, criado inteiramente no estilo hand-made, atende a todos os anseios iniciais de Lobão, por unir a carroceria de uma picape histórica, a confiabilidade de uma mecânica moderna e o conforto na condução que um street rod necessita. Impecável!

Quem fez:

Auto Mecânica Lobão. Tel. (11) 5564-7942/ (11) 99965-2479

Ficha técnica

Picape Ford 1931

Parte externa

Carroceria em fibra

Acessórios originais Ford

Rodas 16”

Pintura verde jaguar

Parte interna

Bancos inteiriços de couro

Revestimento de couro e camurça

Pedais e manopla personalizados

Volante e instrumentos importados

Mecânica

Motor Vortec 6 cilindros

Câmbio manual de cinco marchas

Diferencial da S10

Coletor Edelbrock

Carburador Edelbrock

Distribuidor HEI

Suspensão dianteira four link com coil over

Suspensão traseira com feixe de molas

Freios a disco

Escapamento cromado

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