Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Jaguar irá produzir série limitada do icónico XKSS, “o primeiro superesportivo do mundo”

Texto: Redação
Imagens: Divulgação

Exatos 59 anos depois, o Jaguar XKSS, modelo considerado o primeiro superesportivo do mundo, voltará a sair das linhas de produção da histórica fábrica da marca britânica em Browns Lane, na Inglaterra. Nove unidades serão produzidas manualmente seguindo as exatas especificações daquelas fabricadas em 1957. Os veículos irão ocupar o lugar daqueles que se perderam durante o famoso incêndio na fábrica de Browns Lane.

Jag_XKSS_Preview_Image_230316_01

A volta do XKSS é o mais novo projeto da Jaguar Land Rover Classic, divisão responsável por oferecer peças e serviços para veículos clássicos das marcas britânicas em todo o mundo, além de experiências inesquecíveis a bordo de veículos que entraram para a histórtia da indústria automobilística mundial.

Para Tim Hannig, Diretor da divisão Jaguar Land Rover Classic, declarou: “O XKSS marca uma página muito especial na história da Jaguar e é um veículo muito cobiçado por colecionadores de todo o mundo devido à sua exclusividade e design inconfundível.
“A experiente equipe de engenheiros e técnicos da Jaguar Classic baseia-se em décadas de conhecimentos acumulados para assegurar que cada um destes nove veículos seja totalmente autêntico e produzido com a máxima qualidade.
“As réplicas do XKSS reafirmam o nosso compromisso de fomentar a paixão e o entusiasmo pelo passado ilustre da Jaguar através de veículos, serviços, peças e experiências extraordinárias”.

Apenas 16 unidades do XKSS foram produzidas e deveriam ser exportadas para os Estados Unidos mas um incêndio na fábrica da marca em Browns Lane, em 1957 destruiu nove veículos que estavam praticamente prontos.

Jag_XKSS_Original_Image_230316_03

Agora, 59 anos depois, a Jaguar dispõem-se produzir essas mesmas unidades do XKSS, que serão destinadas a um grupo seleto de clientes e colecionadores.
Os conhecimentos adquiridos no projeto E-Type «Lightweight» serão utilizados na construção destas nove réplicas ultraexclusivas. Todas as unidades serão produzidas manualmente nas oficinas da Jaguar em Warwick.

Os veículos serão produzidos com as mesmas especificações das primeiras 16 unidades produzidas em 1957 e a Jaguar irá certificar-se de cada detalhe esteja idêntico.
Cada uma das nove unidades deverá ser vendida com preço que ultrapassa um milhão de libras esterlinas.

A história do XKSS começa com as três vitórias consecutivas da Jaguar em Le Mans em 1955, 1956 e 1957 com o impressionante D-Type.
Após o tricampeonato, em a 14 de janeiro de 1957, o fundador da Jaguar Sir Williams Lyons decidiu transformar os 25 veículos D-Type que já estavam produzidos para competição em versões de rua, com inúmeras adaptações externas. Nascia aí o XKSS, considerado o primeiro veículo superesportivo do mundo.

Entre estas alterações incluíram-se um para-brisas mais alto, uma porta adicional no lado do passageiro, a retirada da divisão entre condutor e passageiro, bem como a supressão do famoso spoiler atrás do banco do condutor.

As novas unidades do XKSS deverão chegar aos colecionadores no início de 2017.

Jag_XKSS_Original_Image_230316_02

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA