Série mostra procedimentos e pequenos ajustes no fechamento de um V8 Ford 302
Texto e fotos: Norberto Jensen
Montagem do motor
A partir desta edição, a seção Garage Tech irá mostrar uma série de tutoriais abordando a montagem e pequenos ajustes no fechamento de um motor. Para isso, vamos utilizar um motor V8 Ford 302, bastante utilizado na construção de hot rods, graças à facilidade de ser encontrados, uma vez que esse motor era utilizado em carros nacionais, como o Landau e o Maverick.
Este mês vamos, a partir de um bloco usinado e retificado, iniciar pela montagem do virabrequim, ou árvore de manivelas.
Dúvidas e sugestões, escreva para suporte@hotcustoms.com.br.
Veja o passo a passo:
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3. As bronzinas, peças metálicas que servem para ajustar e aguentar a rotação do eixo, possuem posição e canaletas em ordem exata

8. Para dar início à colocação definitiva das bronzinas de mancal, lubrificamos muito bem com o óleo de montagem

9. Com as cinco bronzinas parciais instaladas no bloco, chegou a hora de colocarmos o eixo virabrequim

10. Após apoiar o eixo em sua posição correta, vire com a mão o eixo, para verificar se não está travando em algo

12. Instalamos então o retentor em substituição ao antigo sistema de gaxeta, que comumente ocasiona vazamentos de óleo

13. Lubrificamos muito bem as partes que ficaram em contato com as bronzinas, para evitar desgaste prematuro nas primeiras partidas, até a circulação do óleo
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