Ford T Roadster 1927: O rei do deserto

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Fotos: Ricardo Kruppa

Muito utilizado em corridas nos lagos secos norte-americanos, modelo T 27 ganha nova vida em garagem paulistana

Texto: Redação

Ford T Roadster 1927

Os leitores da Revista Hot Rods acompanharam ao longo dos últimos 12 meses a construção, passo a passo, de um Ford T Roadster modelo 1927. Tanto nas páginas impressas, quanto em vídeo, por meio das redes sociais, os leitores vivenciaram a experiência de acompanhar um projeto em tempo real. A cada mês, tudo o que foi feito na garagem da Kruppa Kustoms, em São Paulo, foi transmitido e relatado, de maneira que os leitores e espectadores pudessem ter uma melhor compreensão da dimensão do processo de restauração de um modelo de época.

A personalização foi finalizada e a cereja do bolo é esta reportagem que traz, na íntegra, detalhe por detalhe desta customização.

Inspiração

A ideia do reality show da personalização deste roadster nasceu de uma viagem de Ricardo Kruppa e Cosme Santos, da Kruppa Kustoms, aos Estados Unidos. Mais especificamente para os lagos secos desérticos de Bonneville, em Utah e El Mirage, na Califórnia. “Deste o começo do século 20 são disputadas corridas nessas regiões e até hoje os rodders se organizam para realizar eventos por lá. Nós tivemos contato com esta história e descobrimos que nas décadas de 30 e 40, a grande maioria dos modelos de corrida eram roadsters T 26 e 27. Foi aí que cogitamos, pela primeira vez, trabalhar com esse modelo”, conta Ricardo Kruppa.

Entre ter a ideia e tirá-la do papel, porém, foi necessária outra viagem. Esta, para o Uruguai. “Nós encontramos uma carroceria de Ford T, picape, que depois descobrimos ser um quatro-portas que havia sido transformado e a trouxemos para o Brasil. Foi aí que, de fato, começou o projeto”, lembra Ricardo.

Acontece que o que Ricardo e Cosme encontraram era apenas o cockpit, logo, a traseira precisaria ser inteiramente construída em lata. “Nós queríamos que a carroceria ficasse exatamente como a dos carros de corrida que havíamos visto. Para isso, voltamos aos Estados Unidos e tiramos a medida exata de um modelo que corria por lá. Voltamos para São Paulo e então construímos uma traseira exatamente com os mesmos parâmetros”, lembra o perfeccionista Ricardo Kruppa. Apenas a criação desta traseira, em lata, consumiu quatro meses de trabalho na oficina.

Finalmente um roadster

O Ford T 27, por incrível que pareça, foi o primeiro roadster propriedade da Kruppa Kustom. “Ele não é tão comum por aqui, então foi de fato o meu primeiro roadster conversível. Geralmente os rodders priorizam modelos para levar a família. Esse modelo é o esportivo da época, para dois ocupantes”, confirma.

Foi um ano de dedicação ao modelo até que ele ganhasse as formas atuais. A carroceria do roadster, inteiramente em lata, foi pintada na coloração azul, num tom personalizado, fora de catálogo. É possível observar na carroceria um pinstripping personalizado. Ele é fruto de trabalho do especialista Vandir Mazzoni.

Os faróis e colete são originais. A lanterna, no formato gota, é do Ford 1939. Até mesmo a estrutura do para-brisa é original. As rodas são oriundas da F1.

Entre o velho e o novo

A estrutura do T permanece fiel à época. O chassi é do próprio T, enquanto o diferencial e a suspensão são do modelo A 1930. O motor é um 4 cilindros, do Opala, com câmbio de quatro marchas e caixa de direção do Ford A 1930.

O radiador é feito em cobre e os freios possuem pinça e disco do Opala da década de 80.

No interior do modelo, destaca-se o banco, em curvin, o painel, original do Ford 1927, volante esportivo (adquirido no lendário circuito de Indianápolis, nos Estados Unidos) e pedais da Billet Specialties. “O resultado é uma réplica dos carros de corrida de época, que podem até gerar críticas em relação à sua altura, por serem mais altos que o normal, mas era a altura com a qual rodavam na época, com pneus bastante altos. Era a receita naquelas décadas”, explica Ricardo.

Corridas nos lagos de sal

A história das corridas nos lagos de sal teve início na primeira década do século 20, em Bonneville, Utah. É creditado ao norte-americano Bill Rishel (e de seu Pierce-Arrow) a façanha de ter sido o primeiro a cruzar a região desértica guiando um automóvel.

Ao tomarem conhecimento do desbravamento, diversos outros norte-americanos resolveram utilizar seus Fords para se aventurarem por lá. É de Teddy Tedzlaff, em 1914, o primeiro registro que se tem de um carro “de corrida” utilizar o local para exibição e registro de velocidade.

A partir da década de 1930, organizar corridas e tentar estabelecer novos recordes de velocidade final já eram práticas corriqueiras na região.

Os britânicos tomaram conhecimento da “festinha”, e nos anos 30, John Cobb e o piloto Sir Malcom Campbell foram dois dos que estabeleceram recordes em Bonneville.

Os registros de utilização dos lagos de sal em Utah como pista de corrida são interrompidos entre 1938 e 1946, certamente em função da Segunda Grande Guerra.

Quando as atividades retornam parcialmente, em 1947, Bonneville não está sozinha como destino de rodders ensandecidos por velocidade.

No final dos anos 40, uma região similar, mas localizada na Califórnia, estava se tornando point das corridas em lagos secos. A região? El Mirage. Localizada dentro do Condado de San Bernardino, as corridas locais, desde os anos 40, são operadas pelo SCTA (Southern California Timing Association).

Tanto em Bonneville, quanto em El Mirage, os Ford Roadster T (1926 e 1927) e A (1928 a 1932) foram os mais extraordinários modelos a acelerarem nas décadas de 30 e 40. Com o passar do tempo, obviamente, os modelos foram aos poucos sendo substituídos por versões contemporâneas, com motorização mais robusta e mecânica atualizada. Entretanto, para os saudosistas, fica a certeza de que nenhum outro modelo foi tão importante para o automobilismo da época quanto estes Roadsters. Eles eram os verdadeiros esportivos da época. Os carros dos sonhos, os mais potentes e rápidos, capazes de atravessar um deserto num piscar de olhos. O resto, é história.

Quem fez: Kruppa Kustoms (11) 99816-2890

Agradecimentos:

Modelo: Ludmilla Fernandes

Cabeleireiro: Thiago Lino – Salão Image Beauty (11) 5531-6649/ (11) 5581-2974

Maquiadora: Debora Baltzar (11) 96525-0545

Ficha técnica Ford Roadster T 1927

Parte externa

Cockpit original

Traseira réplica em lata

Faróis originais

Colete original

Lanterna do Ford 1939

Rodas da F1

Parte interna

Bancos em curvin

Painel original do Ford 1927

Volante importado

Pedal Billet Specialties

Mecânica

Motor 4 cilindros do Opala

Diferencial do Ford A 1930

Suspensão do Ford A 1930

Freios do Opala 80’s

Caixa de direção do Ford A 1930

Câmbio de quatro marchas

Mais informações:

http://www.rodauthority.com/event-coverage/the-history-of-the-bonneville-speedway/

http://justacarguy.blogspot.com.br/2011/02/chester-osgoods-1926-ford-roadster.html

VEJA TAMBÉM: A história do hot rodding.

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